NEWS 11 | Setembro

Exposição virtual Jairo Arcoverde

Liberdade, minha natureza

JAIRO ARCOVERDE cursou a escola de Belas Artes de Recife PE. Mas foi no atelier, no espaço de trabalho que criou seu alfabeto pictórico. Com este construiu um universo iconográfico baseado na Nova Figuração, na Arte Espontânea, e nas referências encontradas no universo imagético dos loucos e das crianças. Desenhista dos traços marcantes e pintor das cores fortes, construiu uma obra singular, no curso de um paradoxo: cruzou a figuração com a abstração. Nasceu, assim, a Arte Singular de Jairo Arcoverde.

Seja na pintura ou no desenho, seja sobre cerâmica, tela ou tecido, os talentos de Jairo Arcoverde são exercícios de um artista que reencontra no ato de criar o gesto silencioso da sobrevivência do espírito

"Minha arte é a dos ancestrais, dos loucos e das crianças"

Jairo Arcoverde

Liberdade é a capacidade de uma pessoa tomar decisões sem nenhuma imposição externa, simplesmente porque quer adotar seus próprios critérios considerando unicamente sua própria natureza. Vivemos num mundo regido por causas e consequências, apesar de nos anos 60, acreditarse na liberdade para explorar ideias e comportamentos, levando em conta a própria vontade.

Esse é um dos vieses para percebermos a obra e o artista Jairo Arcoverde, um personagem entre tantos por ele criados. Desde o início de sua carreira busca por viver e se expressar com essa liberdade individual na qual se permitiu encontrar em experiências alucinógenas a expansão da sua mente.
Seria natural penetrar na perspectiva do mundo infantil, tal como o mundo de Alice no País das Maravilhas cujo autor Lewis Carol romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico atingiu essa liberdade. Isso demonstra que a qualidade de uma obra pode advir de diversos campos do pensamento.

Jairo Arcoverde em depoimento relata sobre a dificuldade de encontrar as formas, as cores, os volumes, e as proporções nas suas pinturas, em seus desenhos com humor seco e textos escritos em estilo non-sense. Sempre preocupado com a qualidade pictórica que precisava atingir tal quais suas referências fundantes; Paul Klee, Kandinsky e os libertários dos anos 60. Assim, compreender a obra de Jairo Arcoverde é adentrar pela porta da imaginação, das paisagens inexistentes e de personagens surpreendentes.

Beth Araruna

Beth Araruna Escritório de Arte

Parceria com movimentos culturais como: ProCoa (Projeto Circuito Outubro Aberto), mantenedor de ateliers abertos a visitações pública, São Paulo. Estamos à disposição para entrevistas, convites e parcerias.

Representa artistas comprometidos com a contemporaneidade, questões sociais e o meio ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *