NEWS 02 | Dezembro 21

Roberto Burle Marx

Beth Araruna Escritório de Arte – se une as comemorações pelo tombamento pela UNESCO, do Sitio Roberto Burle Marx – como patrimônio da humanidade, relembrando as diversas exposições realizadas pela outrora galeria Estúdio A em Recife – PE.

Considerado o maior paisagista do século XX, Roberto Burle Marx foi o criador do jardim tropical moderno, paradigma no paisagismo mundial integrado ao movimento modernista no campo das artes, da arquitetura e do urbanismo.

Beth Araruna Escritório de Arte relembra o percurso das exposições de Burle Marx por ela realizadas, na década de 80 em Recife PE, através de imagens de seus convites. A homenagem ao grande artista se da através de exposição virtual, divulgações fotográficas, e ações sociais com alunos de algumas escolas da Prefeitura de Recife, relembrando sua atuação na cidade.

“Deus, para mim, é a natureza.”
Roberto Burle Marx

Se vivo fosse, completaria 112 anos no dia 4 de agosto de 2021. A cidade de Recife, através do Comitê Burle Marx, formado por órgãos da Prefeitura, Secretaria do Meio Ambiente, Laboratório de Paisagem da UFPE, Conselho de Arquitetos do Brasil-CAU, IPHAN e Fundarpe, dedica a esse artista plástico e paisagista, cuja obra deixou marcas inconfundíveis através do legado das diversas praças que aqui realizou. Muito se tem falado sobre Burle Marx, mas vale ressaltar sua arguta percepção desde a década de 60 sobre a necessidade de cuidar das florestas, habitat de diversas plantas por ele identificadas e do meio ambiente como um todo, no que foi um ferrenho militante.

Sua concepção estética e sua vanguarda, permitiram que formas, volumes, cores e sombras, (conceitos pictóricos), transformassem o paisagismo em verdadeira obra de arte. Burle Marx é o terceiro autor brasileiro com mais obras protegidas pelo IPHAN.

Os espaços paisagísticos de Burle Marx, serão desfrutados por gerações, e sua genialidade pelo artista completo que foi: pintor, escultor, designer de joias, cenógrafo, figurinista, ceramista, músico, botânico, ecologista visionário e pelos inúmeros prêmios que recebeu, o torna um dos maiores personagens brasileiros com referência internacional.
Beth Araruna

Livro - Roberto Burle Marx
Livro - Uma Fotobiografia Roberto Burle Marx - Editora Hamburg Ano 1995 - 160 páginas
serigrafia sobre tecido - 1.20 x 1.20m
Painel - 1.0 x 1.0m
Folder A4 Burle Marx
Folder
Serigrafia s/ tecido - 0.80 x 0.80m

- Arte Educação -

A exposição sobre Burle Marx proporcionou a participação de alunos de escolas municipais, visitando praça tombadas por ele projetadas, com atenção especial para a preservação do meio ambiente e o cuidado com os bens públicos.

Obras de alunos da Escola Marcelo Asfora e Escola Padre Henrique, resultantes da visitação:

- Dezembro é o mês especial do afeto -

Nessa era do acesso pleno, ele se faz mais importante pois nos inspira sentimentos de reflexão e cordialidade.
Apesar das dificulddades, a descoberta da vacina para o Covid e sua implantação na população, foi uma grande realização que nos deixa muito esperançosos.

Beth Araruna – Escritório de Arte deseja a todos, Feliz Natal e próspero Ano novo!

Deixar uma resposta